Casa Educativa da Marioneta – Monstros Marinhos

"Monstros Marinhos" é o tema proposto para a oficina da Casa Educativa da Marioneta no mês de setembro.

Nesta oficina, o jovem é colocado em contacto com uma realidade criativa distinta onde, para alcançar a dramatização, passa pela construção do objeto cénico, ou seja a marioneta. Esta marioneta, de estrutura simples, evoca o imaginário dos monstros marinhos que povoaram e ainda estão presentes nos mapas marítimos e na mente dos marinheiros, em confronto com o desconhecido do mar.

E como a imaginação não tem fim estes monstros podem povoar todas as mentes. Cada jovem cria a sua própria marioneta como ponto de partida para um projeto mais alargado em torno de histórias que abordem a presença do monstro marinho.

A marioneta, que é frequentemente associada à infância, faz parte do nosso imaginário e da nossa história, memórias e tradições. Esta forma de arte é inesgotável nas experiências artísticas e cénicas, de criação e manipulação, renovando-se e trazendo-a para o palco. Cabe aos professores munirem-se de conhecimentos para proporcionar aos alunos a realização de experiências e aprendizagens na área de construção de marionetas, explorando variados materiais e técnicas utilizando ferramentas que permitam desenvolver trabalhos criativos na área do teatro.

As inscrições, obrigatórias, para maiores de seis anos (acompanhados por um adulto), deverão ser efetuadas pelo e-mail cultura@cm-gondomar.pt.