Câmara Municipal de Gondomar

Encontros com a Música – A Música e a Liberdade

Inserido na iniciativa Encontros com a Música 2026, este concerto cruza a música erudita com a canção de intervenção e a música popular portuguesa.
Um espetáculo que reúne um conjunto de intérpretes de reconhecido mérito, que darão voz e forma a um programa onde a expressão artística se alia à memória, à identidade e aos valores de liberdade, com obras que homenageiam o 25 de abril e destacam o papel da música na afirmação dos valores democráticos e na emancipação cultural.

O ciclo de concertos Encontros com a Música é constituído por oito concertos de música erudita, realizados ao longo do ano, sempre às quintas-feiras, às 21h30. Cada concerto tem a duração aproximada de 45 minutos e é acompanhado por uma apresentação comentada, que contextualiza as obras e os seus autores, tornando a experiência mais acessível, envolvente e educativa para todos os públicos.

Cada encontro propõe um tema específico, explorando a música em diálogo com outras formas de arte, como a literatura, a dança e a pintura, promovendo a interdisciplinaridade cultural e o cruzamento de linguagens artísticas. Esta abordagem permite ao público não apenas ouvir música, mas também compreendê-la, sentindo-a integrada num universo artístico mais amplo.

Até novembro, serão realizados os seguintes concertos:

28 de maio: Música e Dança

25 de junho: A História da Música em Música

24 de setembro: Música e Literatura

22 de outubro: O Romantismo na Música e na Pintura

26 de novembro: As Quatro Estações de Vivaldi

 

A entrada é livre, até à lotação da sala.

Cartaz - Encontros com a Música