Serralves – Matéria/Ação

A exposição Matéria/Ação é apresentada no dia 30 de maio, às 18 horas, na Casa Branca de Gramido, numa parceria entre o Município de Gondomar e a Fundação de Serralves. A exposição ficará patente até ao dia 18 de setembro.

Desenvolvida especificamente para a Casa Branca de Gramido, a exposição reúne um conjunto de esculturas das décadas de 1960 e 1970 que permite reconhecer aspetos centrais às práticas artísticas associadas à escultura abstrata britânica, ao minimalismo norte-americano e, sobretudo, ao pós-minimalismo e à arte processual que marcaram o final dos anos 1960 e o início dos anos 1970, com profundas consequências para as gerações seguintes. As obras escultóricas são apresentadas em diálogo com trabalhos em vídeo do mesmo período, evidenciando pontos de contacto e interferências entre os dois campos de criação que se desenvolveram, em grande medida, a par e par. A exposição cruza trabalhos de figuras incontornáveis no panorama artístico internacional e obras de importantes artistas portugueses cujas práticas se desenvolveram em total sintonia com as experiências pioneiras que emergiam no contexto internacional.

Curadoria de Joana Valsassina.