O Município de Gondomar promove o Seminário “Da Infância à Juventude: Desafios e Respostas aos Comportamentos de Risco”, nos dias 15 e 16 de abril de 2026, no Auditório Municipal de Gondomar, inserido nos objetivos da Rede Especializada para a Intervenção na Violência Doméstica e em contexto familiar de Gondomar (RIVD de Gondomar).
O programa integra um conjunto de painéis dedicados às problemáticas da infância e juventude, com enfoque nos comportamentos de risco e nas diferentes formas de vitimação, contando com a participação de oradores provenientes da academia, da justiça e de entidades do terceiro setor. Estão ainda previstos workshops temáticos a decorrer em simultâneo, promovendo a partilha de conhecimentos e práticas de intervenção em áreas específicas.
Refletir sobre a importância da identificação precoce de situações de violência doméstica, com especial incidência na infância e juventude; debater a necessidade de reforço da segurança e da justiça; promover a mudança de atitudes, paradigmas e cultura institucional; bem como adquirir conhecimentos que se traduzam em modelos de intervenção mais eficazes e ajustados ao território de Gondomar, são alguns dos principais desafios lançados aos participantes.
A RIVD de Gondomar tem como objetivo agilizar os procedimentos de referenciação de casos de vitimação, tornando a intervenção nas situações de violência doméstica e familiar mais célere e eficaz no concelho.
Consulte o programa completo e participe neste momento de reflexão, aprendizagem e partilha.