Gondomar a Inovar 3.0 para “fazer as pessoas mais felizes”
publicado a 29 de Maio de 2019

A valorização das pessoas, tendo por objetivo obter uma “melhor qualidade de vida“ e “fazer as pessoas felizes”, esteve presente durante a jornada inaugural do Gondomar a Inovar 3.0, que decorre junto à Casa Branca de Gramido, em Gondomar. Na sessão de abertura, Maria do Céu Albuquerque, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, destacou as vantagens do programa “Portugal Inovação Social”, em oposição às “velhas soluções para velhos e novos problemas”.

Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, destacou a importância do concelho, no ciclo político que agora se vive, se ter “voltado para o Douro”. O “ar de inovação”, associado a “políticas concretas e a formas diferentes de pensar e atuar” possibilitou a Gondomar um empoderamento incontornável. Tudo para que o futuro receba um concelho e um País diferentes. Para melhor.

Maria do Céu Albuquerque, que cumpriu hoje a sua primeira deslocação a Gondomar no exercício de funções governativas, sublinhou a importância de serem apresentados e aprofundados “projetos de inovação social, que funcionem em complementaridade com outros”, porque “as pessoas têm de estar dentro, trabalharem juntas”. A terminar a sua intervenção, a governante recordou uma velha máxima que, no seu entender, mantém acuidade plena: “Se quiseres chegar rápido, vai sozinho; se quiseres chegar longe, vamos juntos”.

O seminário internacional organizado pelo Município de Gondomar arrancou com um painel, moderado por Filipe Almeida, com as participações de Susana António (Fermenta), Marta Horta (SAPANA), Eva Vóros (NESsT) e Johanna Scheurer (IHS-Impact Hub Switzerland). Ainda de manhã, no painel “Fazedores de magia”, destaque para a apresentação do “Gondomar#Cria#Atividade#”, um programa de que, em breve, será dado eco neste mesmo espaço.

A tarde ficou marcada por três workshops criativos. Destaque, ainda, para as permences da Associação Recreativa, Cultural e Social de Silveirinhos e para o projeto empreendedor pela Arte Tum Tum Tum.

Os trabalhos prosseguem amanhã.