O Município de Gondomar comemorou, entre os dias 24 e 28 de novembro, a Semana das Cidades Educadoras, no âmbito do Dia Internacional das Cidades Educadoras, que oficialmente se assinala hoje, dia 30 de novembro.
Este ano sob o tema “A participação das crianças na Cidade Educadora” a iniciativa, que sublinha o papel determinante da educação no desenvolvimento social, cultural e humano do território, pretendeu valorizar a escuta ativa das crianças e jovens, promovendo a sua participação na construção de comunidades mais justas, inclusivas, democráticas e sustentáveis.
Ao longo da semana, foram dinamizadas diversas atividades nas escolas de Gondomar, como maquetes, murais, assembleias de alunos e debates, onde as crianças foram incentivadas a expressar ideias, necessidades e propostas para melhorar os espaços públicos, a mobilidade, o ambiente, a acessibilidade e a convivência em Gondomar.
Todas as escolas do concelho, do pré-escolar ao ensino secundário, foram envolvidas na iniciativa, que registou a participação de cerca de 250 alunos.
Para além da valorização da opinião das crianças na identificação de prioridades e soluções para o território de Gondomar, esta ação teve também como objetivos a promoção do pensamento crítico, da criatividade e do sentido de responsabilidade cívica junto dos mais novos, estimulando simultaneamente a sua consciência ambiental e o sentimento de pertença à comunidade onde estão inseridos.
O Município reafirma, assim, a sua missão enquanto Cidade Educadora, promovendo contextos de aprendizagem participativa e incentivando a cidadania desde a infância, através da promoção de atividades que procuram dar voz e espaço às crianças, e reconhecendo-as como agentes ativos de mudança para o futuro.