A segunda edição do seminário "Violência(s) no Ciclo da Vida" decorreu no dia 19 de abril, no Auditório Municipal de Gondomar, e juntou académicos, técnicos, juristas e forças de segurança.
A discussão sobre os últimos 10 anos da violência doméstica em Portugal marcou a mesa redonda que teve lugar da parte da manhã. A mesa redonda apresentou diversas conclusões sobre o assunto, abordado os contextos sociais, económicos e jurídicos à volta da temática. Desde técnicos municipais, a académicos, passando por entidades de segurança e do setor social, foram apresentadas soluções para o que se espera ser o combate a este flagelo social nos próximos anos no país.
No final da mesa redonda, houve ainda espaço a uma apresentação sobre os 2 anos de trabalho da RIVD Gondomar.
Os workshops temáticos marcaram a parte da tarde. Um deles foi focado nas pessoas idosas vítimas de violência. A vitimação e saúde mental em casa abrigo foi o tema proposto para o segundo. O terceiro e último abordou as Síndromes de Münchhausen por procuração e Shaken Baby.
O encerramento dos trabalhos deu-se com a apresentação e discussão dos resultados entre os diferentes grupos de trabalho.
Promovido pelo Município de Gondomar, o seminário encontra-se inserido nos objetivos da Rede Especializada para a Intervenção na Violência Doméstica e em contexto familiar de Gondomar (RIVD de Gondomar).
A RIVD de Gondomar tem como objetivo agilizar procedimentos de referenciação de casos de vitimação, tornando mais célere e eficaz a intervenção nas situações de violência doméstica e familiar, no concelho de Gondomar.