Gondomar distribui 2 mil mini-bags com identificador eletrónico
publicado a 25 de Fevereiro de 2021

O Município de Gondomar iniciou a distribuição gratuita de 2 mil mini-bags com identificador eletrónico, no âmbito da Recolha Seletiva de Resíduos Verdes. Esta iniciativa, em parceria com a LIPOR, surge no decorrer da promoção da recolha gratuita de Resíduos Verdes, através de serviços de recolha porta-a-porta a pedido ou em sistemas de proximidade.

A iniciativa destina-se a munícipes que residam em casas com jardim, em zonas previamente identificadas, tendo como principal objetivo o incentivo à separação, de forma simples e cómoda, dos resíduos de jardim, designados “Resíduos Verdes”. Os munícipes devem acondicionar estes resíduos no saco reutilizável e solicitar, gratuitamente, a recolha seletiva através do Serviço de Recolha a pedido disponibilizado pelo Município.

Em 2020, o Município tinha já distribuído cerca de 2.100 mini-bags, dessa vez sem identificador eletrónico. Agora, estes novos equipamentos com identificador eletrónico RFID de ultra frequência permitirão ao Município efetuar a gestão e monitorização das recolhas de forma automatizada, possibilitando otimizar os serviços disponibilizados ao cidadão.

Em Gondomar, a Recolha Seletiva de Resíduos Verdes permitiu encaminhar - só em 2020 - mais de 3 mil toneladas de Resíduos Verdes para valorização orgânica, permitindo a sua transformação e a produção de um adubo natural de alta qualidade: o NUTRIMAIS.

Se vive numa casa com jardim no Município de Gondomar, participe na Recolha Seletiva de Resíduos Verdes agendando a recolha através do Serviço de Recolha a Pedido, através do 800 200 129, e/ou entregando nos Ecocentros/equipamentos de via pública disponibilizados no concelho e dedicados ao efeito.