Gondomar empossa 29 agentes da Polícia Municipal
publicado a 9 de Março de 2021

Ao início da tarde de hoje, terça-feira, decorreu nas instalações do Gondomar Goldpark, a cerimónia de Imposição de Insígnias aos novos 29 agentes da Polícia Municipal, a qual culmina com a 29ª Edição do Curso de Formação de Agentes de Polícia Municipal.

Esta integração dos novos agentes no quadro da Polícia Municipal está em linha com a assunção de responsabilidades que decorrem da transferência de competências em matéria de estacionamento público e de um policiamento de proximidade (nomeadamente junto dos estabelecimentos de ensino e das Urbanizações Municipais) - especialmente importante no contexto pandémico que atualmente vivemos.

No discurso proferido durante a cerimónia, Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, referiu que «a palavra do dia é o Compromisso que estes agentes passam a assumir com os Gondomarenses». Numa edição do curso que ficou marcada pelo Ensino à Distância, mas também pelo importante papel que, enquanto estagiários, estes elementos desempenharam no terreno, Marco Martins aproveitou para os saudar por se terem mostrado elementos cruciais no papel que a Polícia Municipal desempenhou e tem desempenhado no combate à pandemia por COVID-19 e no apoio que tem sido prestado aos munícipes.

Recordando um passado mais longínquo, no qual o corpo da Polícia Municipal de Gondomar se encontrava com meios e recursos humanos limitados, o Presidente da Câmara Municipal anunciou ainda que mais 15 elementos já se encontram em formação.

O Comandante da Proteção Civil de Gondomar, Artur Teixeira, admitiu que «em boa hora o Executivo tomou a decisão estratégica de avançar com o reforço da Polícia Municipal, determinação que se revelou decisiva com a participação dos estagiários na primeira vaga desta pandemia, na implementação da linha de apoio e no reforço do serviço da sensibilização e apoio aos munícipes». O Comandante congratulou o Município por este reforço, «num ano que definitivamente será recordado pela pandemia do SARS-CoV-2». E terminou a sua intervenção com um agradecimento a estes agentes por acolherem «a nobre missão e a enorme e exigente responsabilidade de zelar pela segurança dos Gondomarenses e de todos aqueles que nos visitam».