Gondomar inaugura consultórios de saúde oral
publicado a 15 de Novembro de 2019

Gondomar conta, a partir de hoje, com dois consultórios de saúde oral instalados nas Unidades de Saúde de Valbom e de São Pedro da Cova e integrados no Serviço Nacional de Saúde (SNS), garantindo, assim, o acesso a este tipo de cuidados a cerca de 29 mil utentes. A inauguração destes dois novos equipamentos, consultórios com médico dentista, contou com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido, do Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, e do Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, Carlos Nunes.

Marco Martins definiu esta ação como “construção de serviço público, uma medida fundamental para doentes que não tinham dinheiro para ir a um consultório privado, mesmo com o cheque dentista, e agora podem aceder a este serviço". Expressou ainda o desejo da autarquia em equipar as restantes unidades de saúde do concelho com estas valências, no prazo de dois anos.

Marta Temido, por seu turno, destacou a importância da aposta na saúde oral, que tem sido uma marca da ação governativa da anterior legislatura e que que vai perdurar na atual. “Temos 80% dos nossos Agrupamentos de Centros de Saúde e 40% dos nossos concelhos com respostas de saúde oral. O objetivo é a cobertura integral nesta legislatura", frisou a Ministra da Saúde.

A instalação destes equipamentos faz parte do projeto “Saúde Oral para Todos”, que permitirá criar consultórios com médicos dentistas em todos os concelhos do território nacional, num total de 289 unidades, a funcionar em pleno no ano de 2020.

A Câmara Municipal de Gondomar apoiou a Administração Regional de Saúde do Norte, fornecendo as cadeiras de dentista e equipamentos complementares, como o de raios X e outros, num investimento estimado em 100 mil euros.

Cabe aos médicos de família avaliar e orientar os utentes que necessitem de tratamentos para os médicos dentista. Estão incluídos todo o tipo de tratamentos, como o de cáries, obturações e extrações, estando no entanto excluídas, nesta fase, a colocação de próteses e implantes.