Câmara Municipal de Gondomar

Gondomar presente na Feira Internacional de Turismo de Madrid
publicado a 20 de Janeiro de 2026

O Município de Gondomar vai voltar a marcar presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo, que decorre em Madrid, entre quarta-feira e domingo, de 21 a 25 de janeiro, uma das principais feiras internacionais do setor, reforçando a promoção do concelho enquanto destino turístico ancorado na autenticidade do seu património cultural e na valorização da paisagem natural.

O stand de Gondomar estará localizado no Pavilhão 4, no espaço do Turismo de Portugal, onde o concelho apresenta ao público e aos profissionais do setor uma oferta com destaque para a filigrana, elemento identitário maior do território, incluída no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, e símbolo de excelência artesanal reconhecido além-fronteiras.

Para a Vereadora do Turismo, Aurora Vieira, a presença na FITUR “é uma oportunidade estratégica para afirmar Gondomar nos mercados externos, reforçar a notoriedade do concelho e consolidar uma oferta turística autêntica e diferenciadora”.

A par da valorização deste património cultural, Gondomar destaca-se nesta edição como destino de natureza, com especial enfoque no rio Douro. Com uma frente fluvial de mais de 30 km, o concelho convida à fruição da paisagem, ao lazer e a experiências ao ar livre, reforçando o seu posicionamento enquanto território de descoberta e contacto com o património natural.

Aurora Vieira sublinha ainda que “Gondomar tem uma relação única com o Douro e uma identidade cultural incontornável na filigrana, dois ativos que nos distinguem e que queremos projetar de forma consistente a nível internacional”.

A Rota da Filigrana, que integra o Museu Municipal da Filigrana de Gondomar, várias oficinas tradicionais e o CINDOR – Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria, será um dos produtos turísticos em evidência. No stand, os visitantes terão ainda oportunidade de assistir a uma demonstração ao vivo, realizada por um formando do CINDOR, evidenciando a aposta na qualificação e continuidade do saber-fazer associado às técnicas tradicionais da filigrana e convidando o público a experienciar esta arte, promovendo a sua vivência e valorização internacional.

No âmbito desta participação, será também apresentada a “Flor em Filigrana”, uma peça de grandes dimensões e de forte impacto simbólico, cuja estreia mundial decorreu na Expo Osaka, no ano passado.

A participação de Gondomar na FITUR 2026 representa uma oportunidade para reforçar redes de contacto, potenciar novas parcerias e aumentar a notoriedade do concelho, consolidando a sua estratégia de posicionamento enquanto destino cultural e de natureza no panorama turístico internacional.