Envelhecer de forma ativa, acompanhada e com propósito está no centro do GondoPET, um projeto do Município de Gondomar que promove a autonomia, o bem-estar e a participação social dos seniores através da relação com animais. A cerimónia de celebração do projeto-piloto realizou-se esta sexta-feira, dia 23, no Multiusos de Gondomar, num momento de partilha de resultados, reconhecimento e valorização do impacto gerado junto dos participantes e das entidades parceiras.
Dirigido a pessoas com 60 ou mais anos, o GondoPET assenta numa abordagem inovadora que cruza envelhecimento ativo, inclusão social e bem-estar animal, combatendo o isolamento social e reforçando relações afetivas, rotinas mais ativas e uma maior ligação à comunidade. O projeto integra duas vertentes complementares – adoção responsável de animais de companhia e/ou voluntariado na área da proteção animal –, podendo os participantes integrar uma ou ambas as componentes, com acompanhamento contínuo e ajustado ao perfil de cada participante.
Na vertente da adoção responsável, o projeto promove a integração de animais de companhia provenientes do CROAG – Centro de Recolha Oficial de Animais de Gondomar, num processo gratuito, assegurando que os animais são entregues vacinados, desparasitados, identificados e esterilizados, incluindo ainda aulas de socialização para cães. Esta componente visa potenciar a criação de laços afetivos e de rotinas com impacto positivo, tanto na qualidade de vida dos participantes como no bem-estar dos animais.
Na vertente do voluntariado, os participantes colaboram com as entidades parceiras VivaAnimal – Associação de Defesa dos Direitos dos Animais e Associação Animais da Quinta, integrando atividades de apoio à proteção animal, com tarefas ajustadas ao perfil e disponibilidade de cada voluntário e acompanhamento personalizado.
Desde o seu início, em março de 2025, o projeto envolveu mais de uma centena de participantes. Entre os principais impactos identificados destacam-se a redução do isolamento social, o reforço da participação comunitária, a criação de novas rotinas e o fortalecimento de laços afetivos, bem como a continuidade do envolvimento dos participantes em iniciativas de voluntariado e de relação regular com animais. Neste contexto, o GondoPET evidencia o papel da relação pessoa–animal como fator de estímulo emocional, de responsabilidade partilhada e de reforço do sentido de pertença e utilidade social.
A cerimónia incluiu um momento de reconhecimento e agradecimento aos seniores participantes e às entidades parceiras envolvidas, bem como uma reflexão sobre o papel da relação pessoa–animal na promoção do envelhecimento ativo, enquanto resposta social com impacto real na qualidade de vida e com potencial de continuidade e a apresentação do documentário sobre o projeto.
Esta cerimónia inseriu-se na operação “Gondo P.E.T. – Promover o Envelhecimento de Tod@s”, financiada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito da Operação Integrada em Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto.