Loja de Turismo canta os parabéns
publicado a 27 de Junho de 2015

Foi assinalada, hoje de manhã, a passagem do primeiro aniversário da Loja Interativa de Turismo de Gondomar, na Casa Branca de Gramido. A forte adesão à iniciativa da sociedade civil e, sobretudo, de turistas estrangeiros que compareceram espontaneamente mostram que a aposta foi ganha. Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, e Carlos Brás, vereador do Turismo, entre outras individualidades, associaram-se ao evento. A cerimónia, marcada pela simplicidade, serviu para a apresentação do projeto turístico “Rota da Filigrana” e a inauguração da exposição “O Rosto da Filigrana”, constituída pela mostra de objetos ligados à atividade, alguns com interesse histórico, e de fotografias.

Ninguém se pode alhear da pujança que o setor do Turismo tem vindo a evidenciar, sobretudo nos últimos anos. O Porto e o Norte de Portugal, em particular, estão na crista da onda. E, por isso, Gondomar também.

Num recente levantamento e análise dos recursos turísticos efetuado pelo Município foram identificados em todo o território gondomarense 360 pontos de interesse, a que se juntam tradições com produtos consolidados (lampreia, sável e caldo de nabos, por exemplo), saberes técnicos (filigrana e ourivesaria, marcenaria e construção de valboeiros) e equipamentos (Loja Interativa, “táxi-boat”, unidades de turismo e praias fluviais e areais, entre outros).

É neste quadro que, hoje, o Município de Gondomar – território conhecido pela ourivesaria – apresentou a Rota da Filigrana, um projeto que pretende dar ao visitante a oportunidade de aprender e experimentar algumas técnicas ancestrais como a cinzelagem e estampagem, sendo possível comprar diretamente e ao melhor preço verdadeiras obras de arte, conhecendo o seu autor e todo o processo produtivo.