Luís Filipe Araújo foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Gondomar nas eleições autárquicas de 2025, realizadas ontem, dia 12, garantindo a maioria absoluta da governação socialista no concelho.
De acordo com os resultados oficiais divulgados pelo Ministério da Administração Interna, o Partido Socialista (PS) obteve 31.096 votos, correspondentes a 39,27% da votação, elegendo seis vereadores. A coligação PPD/PSD.IL alcançou 25,01 %, assegurando três mandatos, e o Chega obteve 15,58%, elegendo dois vereadores.
As restantes forças políticas e movimentos a sufrágio – CDU (PCP-PEV), Por Gondomar, Livre, JPP, CDS-PP, PAN e Bloco de Esquerda – não elegeram qualquer representante para o executivo camarário.
No que respeita à Assembleia Municipal, o PS obteve 36,57% dos votos, elegendo 14 deputados. A coligação PPD/PSD.IL conquistou dez mandatos, o Chega seis, a CDU (PCP-PEV) dois e o Livre um. Neste órgão têm ainda assento, por inerência, os presidentes das juntas de freguesia eleitos.
Quanto aos resultados para as sete freguesias que compõem o concelho, o PS conquistou cinco: Baguim do Monte, Rio Tinto, União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim e União das Freguesias de Melres e Medas. Na Lomba e na União das Freguesias de Foz do Sousa e Covelo venceu a coligação PPD/PSD.IL.
Em Gondomar apresentaram-se a votos Luís Filipe Araújo (PS), Emídio Guerreiro (PPD/PSD.IL), Rui Afonso (Chega), Maria Olinda Moura (CDU), Carlos Brás (Por Gondomar), Leonardo Soares (Livre), Isabel Sobral (JPP), Luís Guerra (CDS-PP), Manuela Carneiro (PAN) e José Ricardo (Bloco de Esquerda).
Os resultados eleitorais por órgão e por freguesia podem ser consultados no portal oficial das Eleições Autárquicas 2025.