“Maior cooperação” futura entre o Município e o Hospital Fernando Pessoa
publicado a 23 de Julho de 2014

A Vereadora da Saúde da Câmara Municipal de Gondomar, Aurora Vieira, apontou, ontem, para um futuro de “maior cooperação” entre o Município e o Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa (HEUFP). As declarações de Aurora Vieira foram produzidas numa sessão formal que assinalou a inauguração de uma Unidade de Longa Duração e Manutenção – Fundação Fernando Pessoa (ULDM-FFP), incluída na Rede Nacional dos Cuidados Continuados Integrados.

Para a Vereadora da Saúde, valores como a equidade e a proximidade são fundamentais no esforço que tem vindo a ser efetuado pelo Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa. De resto, encontrar uma forma de os gondomarenses poderem beneficiar diretamente das valências do HEUFP é uma das questões abordadas nas reuniões de trabalho que as duas instituições têm mantido.

A nova unidade foi inaugurada pelo Secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Leal da Costa, que ficou a conhecer a ULDM-FFP no decurso de uma visita guiada por Salvato Trigo, Presidente do Conselho de Administrador do HEUFP.

Localizada no piso 3 do Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa, situado em Gondomar (S. Cosme), a unidade de 40 camas dispõe de uma equipa de profissionais de reconhecido saber e experiência nesta área de intervenção, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais, psicólogos e nutricionistas.

Em declarações à Agência Lusa, Salvato Trigo disse ter expetativa de que, até ao final deste mês, todas as camas estejam preenchidas, cabendo à Rede Nacional dos Cuidados Continuados Integrados, através de equipas locais, referenciar os utentes. Apesar da cobertura deste novo serviço ser de âmbito nacional, Salvato Trigo destacou o facto de com esta unidade se estar a preencher uma lacuna no Grande Porto, devido às listas de espera existentes. Estas são as primeiras e únicas camas dedicadas a esta valência no concelho de Gondomar.