Nos dias 11, 12, 17 e 18 de junho, o Município de Gondomar promove mais uma edição do programa “Viagem de Finalistas – Alunos Geração D’Ouro”. A iniciativa, criada em 2014, pretende reconhecer o mérito escolar dos alunos finalistas do 1.º ciclo dos estabelecimentos de ensino do concelho, proporcionando-lhes uma experiência educativa, lúdica e cultural.
Este ano, são mais de 1300 as crianças que participam nesta viagem fluvial, num percurso entre a Marina do Freixo e Entre-os-Rios, em Penafiel, atravessando as seis pontes sobre o rio Douro, num percurso pensado para dar a conhecer o território, estimular a curiosidade geográfica e histórica e reforçar o sentido de pertença ao concelho de Gondomar.
“Para além de ser um gesto de reconhecimento pelo esforço e dedicação dos nossos alunos ao longo do ano letivo, esta viagem é também um convite à descoberta do nosso território, da nossa cultura e das nossas raízes”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Luís Filipe Araújo. “É com enorme satisfação que o Município proporciona esta experiência memorável, que marca o encerramento de um ciclo. Queremos que cada criança leve consigo não só a alegria deste dia, mas também um sentimento de orgulho e identidade com Gondomar, ao atravessar o Douro, conhecer as margens, as pontes e as histórias que nos ligam a este rio”.
A “Viagem de Finalistas – Alunos Geração D’Ouro” é uma das iniciativas mais acarinhadas pela comunidade escolar e pelas famílias, assumindo-se como um momento marcante no percurso educativo das crianças do 1.º ciclo. Simboliza o fim de uma etapa fundamental e assinala, de forma festiva e pedagógica, o início de novos desafios académicos e pessoais.