Mapeamento e medição de odores do rio Tinto contam com a ajuda da população
publicado a 8 de Junho de 2020

No âmbito do projeto D-NOSES, foram instalados painéis informativos junto dos passadiços do rio Tinto, entre o Parque Urbano de Rio Tinto e o Meiral. Este projeto, promovido pela Lipor e municípios associados, visa incentivar a participação ativa da população no mapeamento e medição do problema de odores do rio Tinto, utilizando, para tal, a aplicação “odourcollect”, disponível em lipor.pt, no Google Play e na Apple Store.

O D-NOSES, acrónimo para "Decentralised Network for Odour Sensing, Empowerment and Sustainability", é um projeto europeu que pretende criar ferramentas para resolver o problema dos odores a uma escala global, tendo como ponto de partida casos de estudo locais, como o do rio Tinto, em 10 países europeus.

O contributo dos cidadãos na deteção e comunicação de odores associados à contaminação da linha de água, é mais um passo na defesa da valorização ecológica do rio Tinto.

Mapeamento e medição de odores do rio Tinto contam com a ajuda da população 3