“Março é o Mês da Proteção Civil” assinalado junto da comunidade escolar
publicado a 8 de Março de 2022

No âmbito das celebrações do Dia Mundial da Proteção Civil, assinalado no passado dia 1 de março, o Município de Gondomar, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, dedica todo o mês de março ao “Mês da Proteção Civil”.

Assim, o Serviço Municipal de Proteção Civil vai dinamizar, ao longo de todo o mês, ações de prevenção e sensibilização pelos vários estabelecimentos de ensino do concelho. Nestas ações é destacado o papel ativo que as várias valências da Proteção Civil e os cidadãos podem e devem ter na proteção e segurança coletiva, reforçando a ideia de que a Proteção Civil começa em cada um de nós e no nosso comportamento. «Todos somos Proteção Civil» volta a ser o mote desta celebração.

Em Portugal, a comemoração do Dia da Proteção Civil tem como principais objetivos a consciencialização para a importância destes operacionais, bem como, a promoção da reflexão e do diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos, sem esquecer o papel de cada um de nós, cidadãos, pode desempenhar na comunidade local. A coordenação das comemorações está normalmente a cargo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e de outras entidades agentes do sistema nacional de Proteção Civil.