Metro a caminho de Gondomar
publicado a 29 de Janeiro de 2019

A Metro do Porto aprovou na semana passada o lançamento do programa base da futura linha que há-de levar o metro desde o Dragão até ao Souto, executando as orientações do Ministro do Ambiente, Matos Fernandes.

Este é um passo importante e fundamental. Depois dos estudos prévios apresentados pela Câmara Municipal em 2017, é necessário passar à segunda etapa: o programa base, ao que se seguirão o projeto de execução e o concurso da empreitada.

Na prática trata-se agora de estabilizar o traçado definitivo de uma linha com 6,8 quilómetros, entre o Dragão e o Souto, com custos estimados na ordem dos 110 milhões de euros, e com 6 estações na sequência de um estudo, da própria Autarquia, que visa levar as composições ao centro de Gondomar, via Valbom.

O objetivo é que a obra possa ser incluída na primeira fase do Plano Nacional de Investimentos 2030, que reserva 620 milhões de euros para o crescimento do metro.