Município promove campanha “Saber estar e respeitar – esta é a minha praia!”
publicado a 30 de Julho de 2021

O Município de Gondomar vai levar a cabo a campanha de educação ambiental “Saber estar e respeitar – esta é a minha praia!”, alusiva às regras de segurança na Praia Fluvial da Lomba e areais do concelho em tempos de COVID-19.

A campanha terá início no dia 2 de agosto, entre as 10 e as 12 horas, no areal de Melres e termina a 15 de setembro, no mesmo local, pelas 17 horas. Pode consultar cronograma completo das ações aqui.

Esta iniciativa do Município tem como principais objetivos a sensibilização dos banhistas para uma correta utilização dos espaços públicos à beira-rio, de acordo com as recomendações da Direção Geral de Saúde, bem como promover o respeito pelo ambiente, nomeadamente no destino a dar aos resíduos sólidos.

Oficinas "Cuidar da praia porque… esta praia também é minha!" e "STOP ao lixo!"

Inseridas no âmbito da campanha de sensibilização, estas atividades destinam-se a público-alvo diverso.

A primeira, “Cuidar da praia porque… esta praia também é minha!”, destina-se a adultos e sendo os participantes convidados a conhecerem os pontos de recolha de lixo existentes na praia, ao mesmo tempo que adquirem hábitos de preservação do areal e do ambiente em geral.

Já a segunda, “STOP ao lixo!”, é dirigida às crianças e nela os participantes mais jovens são levados, de forma didática, a colocar questões sobre a defesa dos cursos de água, a utilização dos plásticos ou a reutilização dos resíduos sólidos como forma de salvaguardar o ambiente.