Noite Branca com copos reutilizáveis para um evento mais sustentável
publicado a 29 de Agosto de 2022

A Noite Branca regressa este ano a Gondomar, no próximo dia 3 de setembro, e com a iniciativa regressa também o copo reutilizável. O objetivo é reduzir a criação de resíduos como o vidro, o plástico e o alumínio e, por consequência, mitigar o impacto ambiental. Por outro lado, pretende-se que a medida contribua para a redução da distribuição e circulação de garrafas de vidro e latas de bebidas, por questões da segurança.

Para os consumidores, a aquisição de um copo tem o custo de 1€, mas a utilização de copos reutilizáveis de edições anteriores é válida, não havendo necessidade de compra de um novo copo. Posteriormente, só será pago o refill (enchimento) com a bebida pretendida.

Os copos poderão ser levantados pelos comerciantes e associações na Biblioteca Municipal, entre as 10h e as 17h do dia 3, sendo entregues de acordo com as necessidades de cada estabelecimento sem quaisquer custos no momento da entrega. Após o evento, os copos que não forem utilizados deverão ser devolvidos e nesse momento será feito o acerto de contas, sendo apenas pagos os copos que foram efetivamente vendidos. O responsável que efetuar o levantamento dos copos deverá fazer-se acompanhar do seu Cartão de Cidadão para que possa ser convenientemente identificado e preencher e assinar um documento onde constam todos os seus dados e os do estabelecimento/associação, bem como o número de copos requisitados.

A medida é obrigatória para as associações participantes. Os espaços de venda de bebidas são incentivados a aderirem à iniciativa. A venda de garrafas de vidro e de latas de alumínio é proibida. A fiscalização estará a cargo das autoridades, que irão estar atentas ao cumprimento das normas impostas para o evento.