Oito milhões de euros para a construção da Via Nordeste
publicado a 14 de Maio de 2021

Arrancou a obra de construção da futura Via Nordeste (percurso rodoviário, pedonal e ciclável). A empreitada visa a construção de uma das principais vias do concelho com vista à promoção de uma melhor fluidez de trânsito, dentro e fora da freguesia de Rio Tinto.

A futura via ligará, nesta fase, o Nó de Rebordãos à Rua da Granja numa extensão de 2,2 km, representando um investimento de cerca de oito milhões de euros (entre obra, aquisição de terrenos, projeto e fiscalização), e tem um prazo de execução de 730 dias.

Esta manhã, dia 14 de maio, o Executivo Municipal, liderado por Marco Martins, realizou uma visita ao estaleiro da obra.

Mais de 12 milhões de euros investidos para uma melhor mobilidade:

Esta visita acontece cerca de seis meses depois do início da empreitada da Via Estruturante Norte-Sul e que, no futuro, ligará à Via Nordeste, criando um anel rodoviário em torno de Rio Tinto e Baguim do Monte, assim como, uma ligação à A4.

Ambas as vias, previstas há mais de 30 anos, terão um impacto positivo na fluidez do trânsito e permitirão uma melhor mobilidade, permitindo saídas e entradas no concelho em pontos nevrálgicos e evitando o tráfego mais denso na zona urbana.

Para além da via rodoviária, ambas as obras contemplam a construção de uma via pedonal e ciclável.

As obras da Via Nordeste estão a ser feitas ao abrigo do cofinanciamento do Programa Operacional Regional do Norte.