Pavilhão Ricardinho é homenagem do Município ao craque gondomarense
publicado a 6 de Abril de 2022

Foi hoje apresentado o "Pavilhão Ricardinho" (conhecido por Pavilhão Municipal de Valbom ou pavilhão da Escola E.B. 2,3 de Valbom), após ter sido alvo de uma requalificação num investimento superior a 185 mil euros.

A empreitada visou a reabilitação da cobertura e envolvente exterior e a melhoria da eficiência energética deste equipamento desportivo que há mais de 20 anos não era alvo de intervenção. De referir que este pavilhão é utilizado pela E.B. 2,3 de Valbom no período letivo e por coletividades do concelho de Gondomar no período pós-laboral e aos fins-de-semana, para formação e competição.

"O desporto é também uma via de integração social. Quantas mais oportunidades dermos a estes jovens, pavilhões para jogar, para se distraírem e se ocuparem, maior a integração. Por isso, espero que este Pavilhão utilize não só o meu nome, mas também o meu trajeto como inspiração", disse Ricardinho, visivelmente emocionado.

"Espero, com este reconhecimento, que se criem condições, ainda mais, para que os jovens possam ter essas hipóteses de chegar ao topo. Mostrar que é possível, sabendo eles de onde eu comecei. Se eu consegui ir dos zero aos 100, eles também. Basta quererem, acreditarem e trabalharem", acrescentou.

Já Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, realçou que "o Ricardinho nunca esqueceu que é de Gondomar e de Valbom". É por isso que "Ricardinho é um motivo de orgulho muito grande para a autarquia"; é "um verdadeiro embaixador do concelho".

A reabertura do Pavilhão, onde tantas vezes Ricardinho jogou e treinou, aconteceu um dia antes do craque entrar em campo pela última vez com a camisola da Seleção Nacional, no Multiusos de Gondomar, para o primeiro de dois jogos de preparação frente à Bélgica.

Em fevereiro de 2018, o Município de Gondomar anunciou a intenção de atribuir o nome de Ricardinho ao Pavilhão Municipal de Valbom, terra natal do "craque" que se sagrou Campeão Mundial de Futsal, em outubro de 2021. Título que se somou ao de Campeão Europeu, conquistado em 2018. Com este ato, Gondomar homenageia o jogador natural de Valbom, que sempre destacou a sua condição de gondomarense, identificando-se com os valores da sua terra, que divulgou e propagandeou, aproveitando o mediatismo que a sua condição de atleta de alta condição lhe proporcionou.

Além das conquistas na Seleção Nacional, o jogador de futsal foi eleito o melhor jogador do mundo da modalidade em 2010, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e em 2021.

De recordar que o Município de Gondomar atribuiu, em 2016, a Medalha de Mérito Desportivo, em grau ouro, a Ricardo Filipe da Silva Braga. Dois anos depois, face ao primeiro título europeu conquistado pela Seleção Nacional de Futsal, o então “capitão” da Seleção recebeu um voto de louvor, por parte do Município de Gondomar. Mais recentemente, Ricardinho recebeu a Medalha de Honra – Município de Gondomar, entregue em outubro do ano passado.