Câmara Municipal de Gondomar

Projeto europeu sobre saúde mental em contexto escolar apresentado em Gondomar
publicado a 13 de Junho de 2025

O Município de Gondomar apresentou esta quinta-feira, dia 12, no Multiusos de Gondomar, os resultados do projeto europeu “Make It Thrive”, uma iniciativa centrada na promoção da saúde mental em contexto escolar. O evento reuniu professores dos 2.º e 3.º ciclos, psicólogos escolares e técnicos especializados, assinalando o culminar de três anos de trabalho colaborativo com parceiros europeus.

Iniciado em 2022, e coordenado pelo Município de Gondomar, o projeto teve como principal objetivo a capacitação dos docentes na abordagem da saúde mental em sala de aula, através da criação de uma plataforma digital de recursos educativos, com ferramentas de educação não formal adaptadas aos contextos escolares do 2.º e 3.º ciclos.

Esta abordagem visa dotar os professores de competências práticas e teóricas para a deteção precoce de sinais de alerta e para a intervenção pedagógica em temáticas como ansiedade, depressão, hiperatividade e défice de atenção, perturbações de oposição e bullying.

Os três anos de trabalho possibilitaram a partilha de contextos, metodologias e boas práticas educativas. Destas trocas resultaram diversos materiais pedagógicos inovadores, atualmente disponíveis na plataforma digital do projeto, e acessíveis a todos os interessado em https://makeitthriveproject.eu.

A par do Município de Gondomar, o projeto “Make It Thrive” foi desenvolvido em parceria com a Direção de Educação Primária de Heraklion (Creta, Grécia), a associação TDM2000 (Cagliari, Sardenha, Itália) e a empresa portuguesa Virtual Campus. Cofinanciado pela União Europeia, através da Agência Nacional Erasmus+, o projeto representou um investimento global de 250 mil euros.

O encerramento do projeto em Gondomar simboliza mais do que o fecho de um ciclo europeu de trabalho colaborativo. Representa o reforço do compromisso local com políticas públicas educativas centradas no bem-estar psicológico e emocional dos alunos. Para o Município de Gondomar, esta é uma prioridade estruturante no caminho para uma escola mais humanizada, capaz de responder aos desafios atuais com inovação e responsabilidade.