Câmara Municipal de Gondomar

Proteção Civil alerta para chuva intensa e vento forte no concelho de Gondomar
publicado a 30 de Janeiro de 2026

A Proteção Civil de Gondomar informa que, de acordo com dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), está prevista a passagem de uma nova tempestade pelo continente a partir de domingo, dia 1, prolongando-se até ao sábado, dia 7.  As previsões apontam para uma semana marcada por chuva intensa e persistente, acompanhada de vento por vezes forte, no concelho de Gondomar.

Na próxima semana, prevêem-se episódios de precipitação forte, sobretudo entre os dias 1 e 7 de fevereiro, e vento com intensidade moderada a forte, com rajadas superiores a 70 km/h, podendo atingir 80 km/h nos dias 1 e 2 (domingo e segunda-feira) e 4 e 5 de fevereiro (quarta e quinta-feira).

Estas condições meteorológicas poderão originar diversas ocorrências, nomeadamente inundações urbanas rápidas, aumento do caudal de rios e ribeiras, deslizamentos de terra, queda de muros, árvores e estruturas, bem como alagamentos e condicionamentos na circulação rodoviária.

Medidas preventivas recomendadas à população

  • Evitar deslocações desnecessárias, sobretudo durante períodos de chuva intensa e vento forte;
  • Não permanecer junto de linhas de água, árvores, muros, postes ou estruturas instáveis;
  • Conduzir com especial precaução, ajustando a velocidade às condições da via;
  • Assegurar a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais em quintais, varandas e coberturas, procedendo à limpeza de sarjetas, algerozes e caleiras;
  • Assegurar a fixação de objetos soltos em varandas, telhados e quintais;
  • Acompanhar as informações e recomendações das autoridades e dos agentes de proteção civil.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Gondomar continuará a acompanhar permanentemente a evolução da situação meteorológica, atualizando a informação sempre que se justifique.

Consulte, em detalhe, os efeitos expectáveis e as medidas de prevenção recomendadas no Aviso n.º 04/2026, em anexo.

Em caso de emergência, deve ser contactado o 112.

Listagem de documentos