Protocolo entre Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins e UNESCO marca o encerramento das Festas do Concelho 2021
publicado a 10 de Outubro de 2021

A Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins atuou, esta tarde, no Auditório Municipal de Gondomar, num concerto que, inserido na programação das Festas do Concelho de 2021, teve como temática «Cinema Paraíso - A Música na 7ª Arte».

Além deste momento musical que marcou o encerramento da edição deste anos das Festas do Concelho, teve lugar a assinatura do protocolo entre a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins-Associação Cultural de Plectro (OPGBAC) e a Comissão Nacional da UNESCO, com vista à constituição de um Clube UNESCO no âmbito da OPGBAC.

A OPGBAC – Associação Cultural de Plectro:

Nascido em 2010, este projeto tem como objetivo a dinamização e difusão da música de plectro no panorama musical nacional.

“Se no que diz respeito à Guitarra, tudo funciona dentro da normalidade com cursos superiores e conservatórios a lecionar o instrumento, nos restantes instrumentos de corda beliscada muito há por fazer.”, por isso, a OPGBAC tem-se focado na promoção do bandolim - vital numa Orquestra de Plectro.

Desde 2015 a residir em Gondomar, a OPGBAC – Associação Cultural de Plectro tem várias valências, sendo a principal a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins. O grupo tem recebido os mais rasgados elogios pelo caráter original da sua sonoridade e pelo rigor interpretativo apresentado.

Os Clubes UNESCO:

Grupos de pessoas (associações sem fins lucrativos, ONG’s, escolas, universidades, fundações, círculos culturais, sociais e administrativos), “de todas as idades, todos os horizontes, de todas as condições, que acreditam nos ideais da UNESCO e desejam apoiar a Organização na sua missão”. Estas estruturas desenvolvem atividades inspiradas nos objetivos da Organização, constituindo-se como um prolongamento da ação das Comissões Nacionais.