“Roleplay” anima os mais novos na Casa da Juventude de Rio Tinto
publicado a 20 de Fevereiro de 2022

Cerca de duas dezenas de adolescentes divertiram-se na tarde deste sábado, dia 19 de fevereiro, na Casa da Juventude de Rio Tinto, dando asas à criatividade e imaginação no universo Dungeons and Dragons.

A iniciativa marca a retoma das atividades programadas à Casa da Juventude, depois de estes e outros equipamentos municipais terem estado fechados por conta do contexto pandémico.

Dungeons and Dragons é um jogo de interpretação de papéis ("roleplay") de aventura e fantasia onde os participantes embarcam em aventuras imaginárias com o objetivo de resolverem os problemas e as missões (enfrentar monstros, caçar tesouros, ...) que lhes são colocadas pelo "Dungeon Master" (Mestre do Jogo). Este atua como juiz e narrador e é responsável por manter o cenário ficcional do jogo, aplicando as regras a cada situação narrada. Cada jogador cria e controla um personagem específico, que interage com os restantes, de forma a ganhar pontos de experiência, que permitem que se torne incrivelmente poderoso à medida que o jogo avança.