Vai nascer a primeira residência universitária em Gondomar
publicado a 7 de Março de 2022

Foi assinado, no passado dia 24 de fevereiro, o Memorando de Entendimento entre o Município de Gondomar e a Federação Académica do Porto – em parceria com a Cooperativa de Solidariedade Social do Povo Portuense – para a constituição do Direito de Superfície para construção da primeira residência universitária em Gondomar.

Destinada ao alojamento de estudantes universitários, esta residência enraizará a cultura estudantil no Município de Gondomar, uma vez que a sua construção permitirá mobilizar e fixar jovens de todo o país no concelho de Gondomar. Mesmo estudando no Porto, estima-se que estes jovens possam adquirir dinâmicas de vivências e de permanência no Município de Gondomar, ao qual ganharão ligação afetiva e vínculos.

Assim, o Município de Gondomar disponibiliza à Federação Académica do Porto um terreno sito na Rua Almada Negreiros, na freguesia de Baguim do Monte. A construção e gestão da residência serão assumidas pela Cooperativa de Solidariedade Social do Povo Portuense.

O Memorando de Entendimento foi assinado entre o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, representantes da Federação Académica do Porto e da Cooperativa de Solidariedade Social do Povo Portuense, na presença do Presidente da Junta de Freguesia de Baguim do Monte, Francisco Laranjeira.