36 parceiros do Programa Idade D’Ouro para mais de 18 500 séniores do Município de Gondomar
publicado a 6 de Novembro de 2020

Neste momento, o Programa Idade D’Ouro possui 36 entidades parceiras do Programa que, através destes acordos de parceria, disponibilizam a mais de 18 500 séniores descontos nos múltiplos serviços prestados.

Para beneficiar dessas vantagens e descontos, basta apresentar o Cartão Idade D’Ouro identificativo, ao qual todos os aderentes ao Programa têm acesso.

O Programa Idade D’Ouro, criado pelo Município de Gondomar, tem como objetivo principal elevar os padrões de qualidade de vida, potenciando a ocupação dos tempos livres, o convívio e o lazer das pessoas “de saber adquirido através da experiência de vida”.

Nas palavras de Cláudia Vieira, Vereadora da Coesão Social, este Programa pretende “contribuir para o envelhecimento ativo e participativo”.

Por isso, todas as pessoas residentes e recenseadas no Município de Gondomar, com idade igual ou superior a 60 anos, podem inscrever-se no Programa. Para o fazer, devem apresentar candidatura ao Programa Idade D’Ouro mediante preenchimento de Ficha de inscrição junto dos serviços da Câmara Municipal de Gondomar - no Balcão Único - e entrega dos documentos necessários.

Embora o Programa Idade D’Ouro seja bem mais amplo, esta rede de benefícios criada com as entidades parceiras é a única medida disponível, devido ao atual contexto pandémico.
Nesse sentido, encontram-se atualmente suspensas as atividades: Idade D’Ouro Ativa, que consiste na promoção de atividade física gratuita, duas vezes por semana, e que integra 500 séniores; e a atividade “Conhecer Gondomar – Rota da Filigrana” que proporciona visitas semanais dentro do território concelhio. Além disso, encontram-se ainda temporariamente encerrados os Espaços Idade D’Ouro, espaços de convívio frequentados em regime livre por séniores não inseridos em respostas sociais, organizados e geridos pelos próprios, com coordenação e mediação da Câmara Municipal de Gondomar.
Em suspenso ficou também a pretensão da constituição de um Fórum Sénior, considerado o patamar de excelência a alcançar através deste programa.