“Rota da Floresta” arrancou em Gondomar
publicado a 4 de Junho de 2018

Cerca de 120 alunos de oito agrupamentos de escolas, uma escola não agrupada e de um colégio liceal que aderiram ao Programa Eco-Escola passaram hoje pelos Paços do Concelho, dando início à atividade “Rota da Floresta” no âmbito do projeto “Do CO2 ao O2”, desafio criado pela Associação Bandeira Azul da Europa e promovido pelo Município de Gondomar. Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal, e Aurora Vieira, Vereadora da Educação, fizeram as honras da casa.

Os alunos entregaram ao Município os “Testumnhos” (medidas e compromissos) dos Eco-estabelecimentos participantes: AE Rio Tinto n.º 3, AE Rio Tinto, AE Infanta D. Mafalda, AE de Valbom, Colégio Paulo VI, AE de São Pedro da Cova, AE Santa Bárbara, AE n.º 1 de Gondomar e Escola Secundária de São Pedro da Cova. O AE À Beira Douro participa no projeto, mas não esteve presente na ação de hoje.

A “Rota pela Floresta” pretende constituir-se numa ação catalisadora de sinergias entre as escolas e as suas respetivas autarquias (municípios e freguesias) com o principal objetivo de agir pela proteção dos ecossistemas existentes no município, com particular enfoque na floresta. Estrutura-se em torno de uma atividade que visa ainda promover a mobilidade sustentável, e pôr em prática o exercício da cidadania alertando para os direitos, deveres e responsabilidades de cada um dos intervenientes.

O Município deverá, em articulação com as suas escolas, calendarizar e traçar o percurso, tendo em atenção as distâncias a percorrer entre escolas, a idade dos alunos, os meios de deslocação e os percursos mais seguros