800 alunos de 16 e 17 anos da Escola Secundária de Rio Tinto “votaram” hoje
publicado a 25 de Janeiro de 2022

No âmbito do projeto «Votar Claro», foram mais de 800 os alunos e alunas da Escola Secundária de Rio Tinto, de 16 e 17 anos, que decidiram votar, numa simulação como se de uma eleição para a Assembleia da República se tratasse, através de um boletim de voto em tudo igual ao que está a ser utilizado no ato eleitoral “verdadeiro”.

As urnas estiveram abertas entre as 9.30 e as 17.30 horas, pelo que, encerradas as urnas, os votos foram contados e os resultados anunciados a todo o Agrupamento.

Durante a tarde, o Vice-Presidente e Vereador da Educação, Luís Filipe de Araújo, visitou o estabelecimento escolar, saudando os alunos pela iniciativa pedagógica, inovadora e que espelha “uma atitude cívica e uma preocupação importante com a Democracia”.

«Votar Claro» é um projeto organizado por um grupo de alunos, professores e encarregados de educação, cujo principal objetivo é o de encorajar os alunos a desempenhar um papel mais ativo na sociedade através do exercício dos seus direitos e deveres de cidadania e, ao mesmo tempo, consciencializá-los para a importância de participarem e tomarem decisões em matéria política.