Ciência viva no verão

Mais uma vez o Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal integra o programa nacional Ciência Viva no verão 2015, numa parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-In BIO).

O programa Ciência Viva no verão, promovido anualmente pela Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica, de 15 de julho a 15 de setembro, é destinado às famílias, e visa a disponibilização de ações científicas para ocupação dos tempos livres de verão, totalmente gratuitas. Os menores devem ser acompanhados de um adulto.

Para consultar o programa Ciência Viva no Verão 2015 e efetuar a sua inscrição online, visite www.cienciaviva.pt.

O CEA da Quinta do Passal vai ter à sua disposição o seguinte programa:

Oficina “Em busca dos bioindicadores perdidos”
Dias 1 e 7 de agosto e dia 4 de setembro, entre as 10.00- 13.00
Idade mínima: 10 anos
Descrição: Embora discretos, os líquenes são importantes fontes de informação sobre o meio que os rodeia. No entanto, para reconhecer as diferentes espécies é necessário atender a pormenores. Nesta ação, serão identificadas algumas espécies num passeio pela Quinta do Passal e espaço Polis, e aplicado um método simples de avaliação de alteração ambiental, recorrendo a líquenes como indicadores.

Oficina “Plantas com pinta”
Dias 1 e 7 de agosto e dia 4 de setembro, entre as 14.15 e as 17.15
Idade mínima: 6 anos
Descrição: As plantas são maioritariamente verdes, mas escondem muito mais cores, que podem ser usadas em pintura e tinturaria, pelo que será feita a extração de pigmentos naturais de plantas tintureiras, algumas das quais presentes no CEA da Quinta do Passal.