Aberta nova temporada no Posto de Controlo e Registo de Pescado de Valbom
publicado a 16 de Janeiro de 2020

Pela sexta época consecutiva de pesca da lampreia e do sável, o Posto de Controlo e Registo de Pescado de Valbom, em Ribeira de Abade, abriu para nova temporada, com os pescadores a terem a possibilidade de registar a sua atividade até ao próximo dia 30 de abril.

Em 2019, de 28 de janeiro a 30 de abril, foram registadas naquele posto, em 65 dias de atividade, 2520 lampreias – uma redução de quase 24% em relação ao ano anterior – com um valor global de cerca de 55 mil euros. A diminuição dos espécimes capturados, aliada à elevada procura, fez disparar o preço médio por unidade, atingindo os 21,50 euros face aos 16 euros atingidos no ano anterior.

Apresentaram-se em Ribeira de Abade, além de pescadores de Gondomar, artesãos de Arnelas e de Avintes, Vila Nova de Gaia. A infraestrutura possibilita ainda a hipótese dos restaurantes interessados inscreverem-se no  posto, adquirindo o pescado junto dos pescadores.

O Posto de Registo e Controlo de Pescado de Valbom é fruto de uma parceria dos pescadores, Município de Gondomar e Vianapesca.