Aprovada a expropriação dos terrenos do Couto Mineiro de São Pedro da Cova
publicado a 27 de Novembro de 2019

A Câmara Municipal de Gondomar aprovou, hoje, com a abstenção do PSD, o pedido de Declaração de Utilidade Pública com Carácter Urgente, tendo em vista a expropriação dos terrenos onde está localizado o Couto Mineiro de São Pedro da Cova.

Estão em causa 19 hectares de terreno, localizados em São Pedro da Cova, onde, entre 2001 e 2002, foram depositadas milhares de toneladas de resíduos industriais perigosos, provenientes da Siderurgia Nacional.

A expropriação dos terrenos permitirá avançar com a reabilitação do Couto Mineiro de São Pedro da Cova, incluindo o Cavalete de São Vicente, estrutura construída em 1934 e classificada como Monumento de Interesse Público (MIP), desde 2010, e ainda proceder ao arranjo e ordenamento de todo o espaço envolvente, que se tornará uma das entradas de referência para o Parque das Serras do Porto.

Note-se que, já em maio de 2017, a autarquia anunciara a aquisição do Cavalete, bem como de outros edifícios do complexo, numa área total de 2.314 metros quadrados. A proposta aprovada, que representa um esforço financeiro do município superior a 1,5 milhões de euros, é mais um passo para a resolução total deste processo, que conhecerá o seu epílogo no início de 2020 com a remoção das últimas 125 mil toneladas de resíduos, resolvendo de uma vez por todas este grave passivo ambiental e preservando o património histórico ligado às minas de São Pedro da Cova.