Balcão Único na Praça do Cidadão
publicado a 10 de Abril de 2017

“É uma revolução para os cidadãos”, sintetizou, hoje à tarde, Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, após uma dupla inauguração do Balcão Único (BU) na Praça do Cidadão, frente à Secundária de Gondomar. “Sonhámos e concretizámos”, disse, referindo-se ao ponto único onde, a partir de agora, será efetuado o atendimento de todos os serviços da Autarquia que, na atualidade, estão dispersos por vários locais. Trata-se, por isso, de um balcão multisserviços que pretende simplificar as relações entre cidadão e Município.

A cerimónia, que reuniu todo o Executivo, vários membros da Assembleia Municipal, presidentes de Junta de Freguesia e vários representantes de forças vivas da sociedade gondomarense, decorreu esta tarde, ao som da mais famosa das obras de Edward Elgar.

No total, o investimento ronda os 1,5 milhões de euros, sendo que a melhoria do acesso às TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) foi financeiramente apoiada pelo programa Norte 2020 da União Europeia em 418.757 euros.

Com nove balcões de atendimento e um posto de tesouraria, o BU garante aos cidadãos um serviço eficiente e que satisfaz melhor as suas expetativas, num ambiente agradável e num espaço moderno e atrativo. Além do atendimento geral, no BU pode tratar-se, por exemplo, de um projeto de urbanismo, pagar uma taxa ou licença, reunir com técnicos do Gabinete de Apoio ao Emigrante ou da Habitação Social, em suma, tudo o que implica contacto direto e indireto entre o Município e o munícipe.

O BU de Gondomar integra a Agenda Portugal Digital que promove “o desenvolvimento e a utilização da economia digital estimulando a criação de serviços e soluções tecnológicas competitivas orientadas para os mercados internacionais”, sendo do ponto de vista tecnológico o posto de atendimento municipal mais avançado do País.

Os nove postos estão todos equipados com um tablet que permite ao cidadão acompanhar toda a instrução dos seus processos, bem como assinar digitalmente os seus documentos, o que concorre para o processo de desmaterialização em curso em Gondomar há dois anos.

Destaque, ainda, para a disponibilização, em suporte digital e para consulta, dos editais, avisos, atas e outros documentos, sendo também possível o seu envio para o e-mail pessoal, se assim o cidadão o pretender.