Câmara promove reunião de emergência por causa de abastecimento de água a Rio Tinto
publicado a 28 de Agosto de 2015

A propósito da interrupção no abastecimento de água em alguns arruamentos de Rio Tinto, ao longo do dia de hoje, e após uma reunião de emergência solicitada pelo Presidente do Município de Gondomar a responsáveis das empresas Águas do Norte, Águas de Gondomar e Junta de Freguesia de Rio Tinto, a Câmara Municipal de Gondomar informa que:

1. A conduta adutora Cabanas/Venda Nova necessitou de receber trabalhos de reparação, por parte da empresa Águas do Norte, no passado dia 24, o que obrigou a empresa Águas de Gondomar a suspender ou a condicionar o fornecimento de água a cerca de 10000 clientes da freguesia de Rio Tinto nos lugares de Cabanas, Soutelo, Cavada Nova, Cidade Jovem, Carreira, ferraria, Boavista e Mendalho.
2. Na sequência da referida intervenção foi necessário produzir uma peça à medida para a estrutura de abastecimento de água. Durante a instalação da peça em causa, na madrugada de ontem para hoje, os técnicos concluíram que não era possível fazer a reparação programada, atendendo à idade da conduta.
3. Hoje, os técnicos ensaiaram várias manobras de emergência, acabando por optar por uma solução provisória de modo a que a população não fique privada do abastecimento de água ao longo do fim de semana. Apesar disso, o abastecimento de água só deverá ser retomado ao início da próxima madrugada.
4. Desde hoje decorrem vários estudos técnicos que deverão possibilitar uma solução definitiva que normalize a situação. Essa mesma solução será anunciada na próxima segunda-feira.
5. A Câmara Municipal de Gondomar solicita a compreensão de todos os consumidores afetados, apesar de ser completamente alheia à intervenção em causa.