Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal celebra segundo aniversário
publicado a 20 de Agosto de 2015

O Centro de Educação Ambiental (CEA) da Quinta do Passal está em festa, pois celebra o seu segundo aniversário no próximo dia 12 de setembro e o programa de animação é especialmente dedicado às escolas, famílias e entidades que fazem parte das mais de 12 mil pessoas que visitaram o CEA ou que, em parceria, apoiaram a dinamização, de segunda-feira a sábado, do plano de educação ambiental. Se ainda não conhece a Quinta do Passal, este dia será, por certo, uma excelente oportunidade.

Este ano, entre as 10 e as 17 horas, um novo amigo na Quinta, proveniente de Miranda do Douro, “O Burro de Miranda”, vai interagir com as crianças e contar as suas tradições. Fica feito o convite à participação na aula do burro para quem quiser conhecer melhor este animal ao vivo. Às 11 horas, um espetáculo musical para crianças e papás, ”A música e a reciclagem”, e às 15 horas, a oficina para crianças “Agir para mudar”, e muito mais surpresas. Todas as atividades são gratuitas, mas sujeitas a inscrição.

Integrado na obra de requalificação urbana e ambiental da frente ribeirinha do Douro, entre Ribeira da Abade e Gramido, União de Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim, a Quinta do Passal, no qual se inclui o CEA, foi um investimento da Câmara Municipal de Gondomar no âmbito do Programa Polis.

As potencialidades pedagógicas e de lazer da Quinta do Passal proporcionam aos visitantes longas áreas ajardinadas para lazer, um parque de merendas, 58 talhões com hortas biológicas, a utilização gratuita de bicicletas para passeios em Gondomar, através do projeto “Gondomar a pedalar”, e um Centro de Educação Ambiental com um projeto de educação ambiental renovado para o ano letivo 2015-16, que inclui as suas abordagens pedagógicas associadas às diversas temáticas ambientais e com objetivos curriculares por faixa etária.

Renova-se assim o convite às escolas e famílias do concelho de Gondomar e da Área Metropolitana do Porto para uma visita, de segunda-feira a sábado, entre as 10 e as 18 horas, e participação nos inúmeros workshops e ações de formação divulgados através de uma newsletter mensal, disponível no site da Câmara Municipal de Gondomar em www.cm-gondomar.pt.