Bombeiros com apoios municipais globais de cerca de 1,7 milhões de euros para 2024
publicado a 26 de Janeiro de 2024

O Executivo municipal aprovou em reunião, por unanimidade, a proposta de apoio financeiro anual à atividade das cinco corporações de bombeiros do concelho de Gondomar. O valor global do investimento da autarquia nas corporações é de cerca de 1,7 milhões de euros, mais 170 mil euros face a 2023.

A proposta tem em conta os serviços efetuados na Central Municipal de Operações de Socorro (CMOS) por cada um dos corpos de bombeiros, além do volume do serviço operacional dentro do concelho e do volume do serviço pré-hospitalar executado no município fora da respetiva área de atuação própria. Outra importante contribuição autárquica incide nos custos das Equipas de Intervenção Permanente (EIP).

Além deste apoio, a autarquia tem em vigor um regime de apoio à aquisição de viaturas por parte dos corpos de bombeiros, numa linha de financiamento de 2 milhões de euros.

A proposta da Câmara Municipal realça ainda que “Mesmo com a grande dedicação e esforço dos Voluntários, as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários têm necessidade de possuir um corpo mínimo permanente para fazer face a todas as ocorrências”. O documento destaca ainda que “os Bombeiros têm sido parceiros em vários domínios, nomeadamente em termos operacionais, de prevenção, sensibilização, formação e outras importantes funções como agentes de proteção civil”.

No total, Gondomar tem cinco corporações de bombeiros a atuar no território do concelho: Bombeiros Voluntários da Areosa-Rio Tinto, de Gondomar, de Melres, de São Pedro da Cova e de Valbom.