Entregues os Prémios de Excelência de Mérito Escolar
publicado a 18 de Outubro de 2014

Uma inédita Festa de Abertura do Ano Letivo serviu de cenário, hoje, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, para a entrega dos Prémios de Excelência Mérito Escolar aos alunos do Município.

Vinte e três estudantes do Concelhos, alguns “ex-aequo” e com várias notas 20, foram distinguidos pelo seu desempenho escolar, numa “assumida cultura de valorização da excelência”, como sublinhou Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, presente na cerimónia, assim como Aurora Vieira, Vereadora da Educação, e outros membros do Executivo, diversos presidentes de Junta de Freguesia ou seus representantes, como coordenadores e diretores de escolas e agrupamentos de escolas, professores e encarregados de educação.

De acordo com as normas de atribuição, a Câmara Municipal passou a distinguir anualmente os dois melhores alunos, um do género feminino e um do masculino, do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do ensino Secundário-Cursos Científico-Humanísticos, do ensino público e do ensino privado, sediado na área geográfica do Concelho. Aos vencedores foram atribuídos prémios pecuniários, nos casos dos alunos dos 1.ºs e 2.º ciclos e dos cursos profissionais, uma viagem a Lisboa de avião, no caso do Prémio de Excelência do 3.º Ciclo, e uma viagem a uma capital europeia, no caso do Prémio de Excelência do Ensino Secundário.

Os Prémios de Excelência de Mérito Escolar do ano letivo 2013/2014 são os seguintes:
4.º ano – Matilde Filipa M. Nogueira da Silva (Agrupamento de Escolas de Pedrouços), Leonardo Miguel Paiva Arques (Agrupamento de Escolas de Valbom), Joana Mendes Santos (Colégio Paulo VI) e Guilherme Brandão Carneiro (Colégio Paulo VI).
6.º ano – Matilde Marques de Almeida (Agrupamento de Escolas de Rio Tinto), Rui Miguel Rosado Vaz (Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n.º 2), Maria Alexandra Monteiro Macedo (Colégio Paulo VI) e Vasco Dias da Silva (Colégio Paulo VI).
9.º ano – Inês Roma Castro (Agrupamento de Escolas de Gondomar), Luís Pedro Fernandes Garrido (Agrupamento de Escolas de Gondomar n.º 1), Inês Vigário Ferreira (Colégio Paulo VI) e Tiago Pinto Macedo (Colégio Paulo VI).
Ciências e Tecnologias – Raquel Sofia Remoaldo Vaz (Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n.º 3), Tiago André Coelho da Silva (Agrupamento de Escolas de Gondomar n.º 1), Joana Ferreira Teixeira (Colégio Paulo VI), Pedro Diogo Santos Poças (Colégio Paulo VI) e Hugo Jorge da Nóbrega Abreu Ferreira (Colégio Paulo VI).
Sócio-Económicas – Margarida Sousa Martins (Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n.º 3), Daniel Filipe Remoaldo Vaz (Agrupamento de Escolas de Rio Tinto n.º 3), Maria Beatriz Baptista Rodrigues (Colégio Paulo VI) e Gonçalo Marques Nogueira (Colégio Paulo VI).
Línguas e Humanidades – João Nuno Ferreira Palhau (Agrupamento de Escolas de Gondomar nº 1) e Juliana Touro Cerejo Rabaça Vaz (Colégio Paulo VI).