Portal Institucional da Câmara Municipal de Gondomar

13.º Concurso Nacional de Leitura

No próximo dia 21 de fevereiro realiza-se a 13.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), fase concelhia. É o segundo ano consecutivo que o Município organiza a fase concelhia em Gondomar e, à semelhança do ano passado, verificamos grande adesão à iniciativa de todos os intervenientes envolvidos – alunos, professores bibliotecários, direções dos Agrupamentos de Escolas e coordenadora distrital da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

O CNL é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), desenvolvido em articulação com a RBE com o objetivo de estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Após a fase escolar, em que se os alunos realizaram provas de seleção nas respetivas escolas, com o acompanhamento e apoio das Bibliotecas Escolares, chegam agora à fase concelhia ou municipal 60 alunos (18 alunos do 1º ciclo, 16 do 2º ciclo, 18 do 3º ciclo e 8 do Secundário), oriundos dos vários Agrupamentos de Escolas de Gondomar. O objetivo desta fase é apurar três alunos de cada nível de ensino para passarem à fase intermunicipal.

Porque ao longo do ano de 2019 se comemora o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, autora de obras incluídas no PNL, o Município e a RBE de Gondomar pretenderam, nesta ocasião de celebração da leitura, associar-se à homenagem à autora, tendo o júri selecionado para esta fase do concurso os livros “A Noite de Natal”, “O Rapaz de Bronze”, “O Bojador” e “Contos exemplares – A Viagem e Retrato de Mónica".

Ao visitar este website, está a consentir a utilização de cookies.