Monstros Marinhos e Mar de Plástico

O Município de Gondomar e o CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto apresentam as exposições “Monstros Marinhos” e “Mar de Plástico” no Centro de Educação Ambiental (CEA) da Quinta do Passal, que têm como objetivo alertar para o problema do lixo marinho e a necessidade de adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis.

“Monstros Marinhos” é constituída por numerosas esculturas e instalações idealizadas pelo artista Ricardo Nicolau de Almeida e executadas apenas com plásticos recolhidos nas zonas balneares, que recria um fundo do mar composto por criaturas imaginárias e assustadoras.

“Mar de Plástico”, por sua vez, é constituída por painéis infográficos, áreas sensoriais, vídeos e objetos artísticos. Os visitantes são convidados a entrar na exposição através de um corredor de plástico, que permite percecionarem o efeito opressivo da acumulação de plástico no meio marinho.

A iniciativa insere-se na campanha Ocean Action Hub que pretende contribuir para a literacia do oceano e sensibilizar para o impacto da poluição no mar.

Visite as exposições de forma gratuita na CEA Quinta do Passal até ao dia 16 de outubro de 2022.