Nadir Afonso – A Arte e a Matemática

Exposição com curadoria de Agostinho Santos. Inauguração: 4 de novembro, pelas 18 horas.

Nadir Afonso nasceu em Chaves e, em 1938, matricula-se na Escola de Belas Artes do Porto em Arquitetura, apesar da paixão ter sido sempre a pintura. O Porto com o casario debruçado sobre o Douro e com a arquitetura barroca seria a primeira cidade a impressioná-lo e a exercer fascínio sobre o jovem artista vindo das serranias trasmontanas. Porto e Vila Nova de Gaia foram consecutivamente retratadas em várias perspetivas – a Ribeira, Vila Nova de Gaia, Ponte D. Luís, Praça da Batalha, Clérigos, etc. – e a audácia das suas composições que despertaram o interesse da crítica.

Nadir, o homem simples e o artista cosmopolita e das grandes cidades, transportava consigo uma nova forma de encarar a arte. Aqui e agora apresentamos desenhos, estudos e aguarelas, telas, uns realizados ainda enquanto estudante de Arquitetura, outros evocam a sua condição de viajante e de homem do mundo e marcam todas as décadas do percurso artístico e os diferentes períodos da obra de Nadir Afonso.