Onésimo Teotónio Almeida nas Conferências de Gondomar

“Que fazer com os Descobrimentos?” Será a partir desta interrogação que, no próximo dia 21 de fevereiro, às 21.15 horas, no Auditório Municipal de Gondomar, Onésimo Teotónio Almeida produzirá uma preleção no âmbito das Conferências de Gondomar. Após a conferência, o escritor Francisco José Viegas será o moderador do debate.

Personalidade marcante da cultura portuguesa contemporânea, professor na prestigiada Universidade de Brown, nos Estados Unidos da América, que ajudou a fundar, mas com forte ligação a Portugal, foi o último orador oficial nas celebrações do Dia de Portugal, a convite do Presidente da República. Onésimo Teotónio Almeida tem dezenas de livros publicados (estudos, artigos, ficção, teatro, crónicas, contos e ensaios) e um sem-número de escritos em revistas e jornais, portugueses e norte-americanos.

As Conferências de Gondomar – que resultam da iniciativa de um conjunto de cidadãos com ligações ao Concelho oriundos de diversas áreas económicas, sociais, culturais e políticas – possibilitaram já a presença em Gondomar de vários senadores da vida cívica portuguesa, como Valente de Oliveira, Guilherme d’Oliveira Martins, Artur Santos Silva e Sobrinho Simões.