repara:

Chama-se "repara:" e é o resultado de sete meses de trabalho com 70 gondomarenses entre os 6 e os 80 anos, habitantes do concelho que, aqui, se fazem atores principais. Um espetáculo que parte das histórias, memórias e gestos da população deste território para levar a palco uma proposta que une gerações e diferentes formas de estar no mesmo comum.

"repara:" resulta da parceria entre a Mundo em Reboliço, a Câmara Municipal de Gondomar (entidade promotora do projeto PALCO'S) e seis instituições locais de âmbito artístico, cultural e social e tem estreia marcada para os dias 27 e 28 de novembro, no Auditório Municipal de Gondomar.

"repara:" procura instigar a atenção ao pormenor como essencial à vida, ao mesmo tempo que convoca o ato de reparar numa abertura ao que está porvir. Tendo o corpo, espaço essencial para o registo de memórias - de trabalho, de gestos de força, de fragilidade, de celebração, de rituais - como instrumento fundamental, a dramaturgia de Repara: é marcada pelos símbolos de Gondomar. Da sua força, verdade e energia, mas também do seu peso, seriedade e disciplina. As coreografias ensaiam-se a partir dos gestos do trabalho, das minas, das fábricas, da filigrana, numa engrenagem sem fim, só parada pelas descrições do último dia de trabalho. Dos gestos transmitidos dos mais velhos aos mais novos, surge o futuro por construir. A partir da riqueza e diversidade de Gondomar perguntamo-nos como estamos juntos nesta história/histórias? E o que fica depois disto tudo?
Este projeto pretende trabalhar em colaboração, promovendo a imaginação individual e coletiva e a reflexão sobre o próprio ato criativo e as distintas realidades sociais. O trabalho artístico é potenciado e confrontado através da criação em conjunto e do contacto entre artistas profissionais e não profissionais ao longo da "Operação PALCO'S - Um Projeto de Arte Comunitária". Este percurso baseou-se na investigação de histórias, que foram depois transferidas para o corpo através da improvisação e transformadas em materiais coreográficos, teatrais e musicais. O processo de criação passou por várias fases de trabalho: uma primeira de carácter preparatório de apresentação, um período de investigação, a criação desta peça e a consequente apresentação pública do resultado final.

A "Operação PALCO’S - Um projeto de Arte Comunitária":

A "Operação PALCO'S – Um projeto de Arte Comunitária" pretende promover a inclusão social de grupos populacionais em situação de vulnerabilidade através da arte, garantindo uma intervenção de proximidade. Esta é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Gondomar, no âmbito do programa "Cultura para Todos", em parceria com um conjunto de entidades artísticas e sociais locais.

Assente numa lógica e modelo de intervenção participada, com uma metodologia de construção coletiva, a Operação PALCO'S assume o compromisso de capacitar e facilitar a inclusão social, de intervenções de caráter inovador e experimental nas áreas culturais e artísticas, destinando-se a grupos desfavorecidos e socialmente excluídos (jovens dos 16 aos 30 anos de idade, pessoas portadoras de doença mental ou outras incapacidades e a idosos com mais de 60 anos de idade, residentes no concelho de Gondomar).

Assim, além do Repara:, decorre até dezembro de 2021 a ação "PALCO'S Comunitários" que consiste na realização de oficinas com recurso a três linguagens artísticas distintas: a Dança, a Música e o Teatro/Formas Animadas, de acordo com os diferentes grupos que as frequentam (cidadãos portadores de deficiência, doença mental ou outras incapacidades; idosos e jovens em condições de vulnerabilidade social, respetivamente). As oficinas acontecem semanalmente, nas instalações das instituições sociais parceiras, dinamizadas de forma conjunta com os parceiros artísticos. Com a concretização desta Operação, espera-se também o aumento da participação cívica e social de toda a comunidade local.