Câmara Municipal de Gondomar

SEMANA EUROPEIA DA PREVENÇÃO DE RESÍDUOS 2020

Em 2020 a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é subordinada ao tema “Resíduos Invisíveis”, tendo como principal objetivo informar e fomentar a consciencialização sobre a enorme quantidade de resíduos invisíveis que, inconscientemente, geramos.

Esses resíduos são gerados ao longo do processo de fabrico dos produtos que utilizamos, pelo que é necessário tornar esse desperdício visível por forma a tomarmos decisões conscientes no momento de escolher qual produto que vamos comprar, assumindo assim a responsabilidade pela nossa pegada ecológica.

O Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal adere à SEPR 2020 através da dinamização de algumas atividades, as quais têm como objetivo sensibilizar a população de Gondomar para a importância da prevenção de resíduos e responsabilizar os cidadãos por um problema que é da responsabilidade de todos.

 

Atividades que o CEA da Quinta do Passal vai realizar:

Exposição – Alimentação Saudável e Sustentável

Objetivo: Promover de uma alimentação e estilo de vida mais saudáveis e sustentáveis. Incentivar a população, sobretudo as crianças e os jovens, a adquirir um estilo de vida mais saudável, quer ponto de vista nutricional quer do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, optando por fazer as escolhas de alimentos saudáveis, locais e sazonais, evitando o excesso de embalagens e o desperdício alimentar.

Local: CEA da Quinta do Passal

Data: 23 a 31 de dezembro

Horário: 08.30h às 13.00h e das 13.30h às 18.30h

 

Exposição - Os Cinco mandamentos da Prevenção na Produção de Resíduos

Objetivo: Sensibilizar para a diminuição da quantidade de resíduos na fonte, isto é, no ato da compra. Após a aquisição dos produtos, promover a prevenção da produção de resíduos aproveitando os materiais usados ao máximo, dando-lhes uma nova vida. E ainda, promover a agricultura biológica, através do aproveitamento dos resíduos orgânicos e a sua utilização na produção de composto natural e sustentável.

Local: Junta de Freguesia de Jovim

Data: 23 a 27 de novembro

Horário: 08.30h às 13.00h e das 13.30h às 18.30h

 

Exploração do áudio-livro - “O Tio Desafio” da Academia da Saúde

Objetivo: Sensibilizar para a redução do desperdício alimentar.

Local: EB da Bela Vista

Data: 17 e 18 de novembro

Horário: 14.30h às 17.00h

 

Dinamização da atividade - Brincar com o lixo

Objetivo – Sensibilizar para o reaproveitamento de lixo, transformando-o em objetos de adorno, neste caso em lindos presépios, uma vez que a época natalícia se aproxima. Para o efeito, serão reutilizados materiais como rolhas de cortiça, latas de atum, CD’s, cápsulas de café, caricas de refrigerantes e restos de tecidos.

Local: Centro Escolar de Baguim e EB de Montezelo

Data: 16,18 e 20 de novembro

Horário: 09.30 às 12.00h

 

Dinamização do Projeto - From Granny To Trendy

Objetivo – Divulgar tutoriais de costura criativa online durante toda a semana, para todo o tipo de público, através da plataforma de notícias Global News (www.globalnews.pt).