Filigrana de Portugal passa a contar com certificação exclusiva da Contrastaria
publicado a 21 de Março de 2024

Foi hoje assinado um protocolo de cooperação que dará a exclusividade da aposição da marca de certificação Filigrana de Portugal à Contrastaria, inserida na Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

Na cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal, Marco Martins, destacou o trabalho de muitos anos que o Município tem feito para promover, proteger e salvaguardar a Filigrana: “A certificação da Filigrana foi e é um passo importante para proteger a arte, mas agora conseguimos mais uma etapa fundamental, que é ter mais uma marca de aposição que atesta a qualidade destes produtos. É mais uma inovação e valor acrescentado sobre os produtos”, destacou.

Do seu lado, o vereador da Economia e Turismo da Póvoa de Lanhoso, Alberto Alves, destacou que “a inovação nestas artes também é importante para salvaguardar este património, dando-lhe ainda mais valor”.

Dora Moita, Presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, realçou que “vanguarda tecnológica é beneficiar algo que é físico pela tecnologia e não o contrário” destacando ainda a importância das contrastarias, que estão sob a alçada da INCM há mais de 140 anos.

Teresa Costa, diretora-executiva da A. Certifica, começou por traçar uma cronologia de todas as medidas para salvaguardar a produção certificada de Filigrana. A gestora enalteceu também “a maior segurança do processo de certificação com a produção de novos punções e que é particularmente importante com a elevação desta arte a Património Cultural Imaterial.”

A partir de março de 2024, a Contrastaria Portuguesa assume, assim, o papel exclusivo de aposição da Marca de Certificação da Filigrana, de acordo com os procedimentos de certificação instituídos pela ACERTIFICA, uma iniciativa que reforça o valor das peças certificadas, garantindo maior segurança e credibilidade ao processo, reforçando o estatuto da Filigrana como Património Cultural Imaterial.

Com a exclusividade de aposição da marca de certificação da Filigrana de Portugal pela Contrastaria Portuguesa, visa-se aumentar os níveis de confiança junto do consumidor final e melhor distinguir e proteger todas as Unidades de Produção Artesanal certificadas, assegurando que a identidade, o gosto e a especificidade das peças únicas dos artesãos sejam cuidadosamente preservados. Para este fim, a Contrastaria Portuguesa produziu novos punções da Marca da Certificação da Filigrana de Portugal, com um design ligeiramente renovado, como forma também de assinalar este marco histórico.