Gondomar a Inovar 4.0 debate a inovação social
publicado a 23 de Novembro de 2021

A Operação Gondomar#Cria#Atividade, que emergiu em 2018 e se assume como uma estratégia diferenciadora de promoção da inclusão social, através de parcerias de caracter experimental e inovador, as quais envolvem uma ampla gama de entidades parceiras, esteve em destaque na jornada inaugural do Gondomar a Inovar 4.0, que decorre no Parque Urbano de Rio Tinto.

Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, na mensagem de abertura desta 4ª edição do Gondomar a Inovar, salientou o facto da capacitação da comunidade, ao abrigo da Gondomar#Cria#Atividade, decorrer em áreas que dizem muito ao concelho de Gondomar: "a ourivesaria, a arte da marcenaria, mas também, naquilo que será o futuro de Gondomar: o turismo".

Cláudia Vieira, Vereadora da Coesão Social, destacou o know-how das entidades parceiras, ao nível das ferramentas e áreas em que cada uma delas vai trabalhando, com vista à criação de riqueza e emprego e "ter pessoas mais capacitadas e mais felizes". A autarca deixou ainda a intenção de o próximo seminário "Gondomar a Inovar" ter lugar num cruzeiro pelo rio Douro, mantendo a "tradição" deste ser um evento inovador e diferenciado - não fosse este seminário dedicado à inovação social.

O seminário internacional organizado pelo Município de Gondomar, em parceria com a Associação Mutualista de Gondomar (AMUT), arrancou com uma atuação do Equilibrium Social Circus, seguido pelo painel "Conta-me como foi... Gondomar#Cria#Atividade", da responsabilidade da Vereadora Cláudia Vieira. A manhã terminou com o painel "E os loucos somos nós?!", com a moderação de Matilde Monteiro da Associação Recreativa, Cultural e Social de Silveirinhos e as participações de Marta Alves (Equilibrium Social Circus), Hugo Cruz (Operação PALCO'S - Um Projeto de Arte Comunitária) e João Pedro Costa (Rádio Miúdos).

A tarde ficou marcada pelo painel 100% internacional "Água Mole em Pedra Dura...", que contou com a moderação de Maria Lencastre (AMUT) e Jordi Mayals (L'estoc), Frans Prins (De Fryske Marren), Elena Duran (55+) e José María Batalla (La Casa de Carlota & Friends) como oradores.

Os trabalhos prosseguem amanhã de manhã no mesmo local.