Gondomar aprova Estratégia Local de Habitação no valor de 78 milhões de euros
publicado a 20 de Julho de 2021

O Município de Gondomar viu aprovada a Estratégia Local de Habitação, um documento orientado para um horizonte temporal que culmina em 2026 e que representa 78 milhões de euros (a terceira maior Estratégia Local do país, em euros).

A Estratégia Local de Habitação de Gondomar visa fortalecer o direito à habitação, combater carências habitacionais existentes no concelho e desenvolver uma reflexão estratégica sobre as soluções e prioridades a eleger no âmbito da candidatura da autarquia ao programa de apoio público 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.

Constituindo-se um instrumento programático, este documento define um conjunto de 27 medidas que visam resolver os problemas habitacionais de  1453 famílias, num modelo diversificado e ajustado às diferentes necessidades identificadas. Para tal, esta Estratégia Local aposta na  reabilitação do edificado devoluto, aquisição e construção, tendo como objetivo a promoção do arrendamento acessível  e /ou a construção a “custos controlados”.

Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, reconhece que esta é “uma estratégia ambiciosa, mas que reconhece as necessidades das famílias de Gondomar”. Segundo o autarca, este é um documento que permitirá também “requalificar o território concelhio”.

A elaboração deste documento orientador e estratégico – como o próprio nome indica – decorreu ao longo de vários meses e contou com a colaboração da Rede Social do Município.