Gondomar assinala o Dia Internacional da Mulher
publicado a 8 de Março de 2022

No âmbito das celebrações do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, e a Vereadora de Cidadania e Participação, Aurora Vieira, assinalaram a data com a entrega de flores.

Lembrando a luta das mulheres pela igualdade de direitos e celebrando as conquistas alcançadas, a entrega de flores teve também um outro significado: as rosas distribuídas eram azuis e amarelas - as cores do concelho de Gondomar e da Ucrânia.

Com este gesto singelo, pretende-se homenagear todas as mulheres do concelho e, em especial, todas aquelas que trabalham no universo municipal nas mais diversas áreas, reafirmando Gondomar como um Município que tem na igualdade um dos seus princípios basilares. O Município tem vindo a orientar a sua ação na preocupação constante para o desenvolvimento de políticas promotoras de Igualdade, Cidadania e Não Discriminação, tais como: o Plano para a Igualdade e a Não Discriminação do Município de Gondomar 2020-2024 e a criação do lugar de Conselheira Local para a Igualdade.

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) apenas em 1975, o Dia Internacional da Mulher pretende relembrar as conquistas políticas e sociais, mas visa também a reivindicação pela igualdade de direitos. As suas origens remontam às manifestações de operárias de uma fábrica de têxteis em Nova Iorque, no ano de 1857.