Começou a contar o cronómetro para a chegada do metro ao centro de Gondomar. O Município recebeu, no Auditório Municipal, a cerimónia de lançamento do concurso público internacional para a execução dos anteprojetos e desenvolvimento dos estudos de impacto ambiental de quatro novas linhas da rede do Metro do Porto, nas quais se inclui a ligação Gondomar II, entre o Estádio do Dragão e o Souto.
A nova fase de expansão do metro foi anunciada com a presença do Primeiro-ministro, António Costa, do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, do Presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, Tiago Braga, do Presidente da Área Metropolitana do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, e dos autarcas de Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto e Trofa.
No total, são quatro as novas linhas anunciadas na fase de expansão denominada Metro 3.0, que além da segunda ligação de Gondomar inclui também as linhas ISMAI – Trofa (Paradela), Maia II (Roberto Frias – Parque Maia – Aeroporto) e S. Mamede (IPO – Estádio do Mar). As novas operações representam um acréscimo de 37 quilómetros de extensão da rede e 38 novas estações.
Marco Martins começou por destacar “a concretização da grande prioridade política do executivo desde 2013”, realçando ainda os esforços que foram feitos para melhorar o traçado: “Trabalhamos num traçado que servisse melhor Gondomar. Um traçado mais eficiente e que serve melhor a população”. O autarca enalteceu a importância da chegada do metro ao centro de um concelho com uma grande taxa de mobilidade urbana, com um meio de transporte que “derruba barreiras e melhora a coesão territorial”.
Por seu lado, o primeiro-ministro começou por referir que “a urgência climática exige urgência na ação”. Para António Costa, o investimento em ferrovia e nas redes dos metropolitanos de Lisboa e Porto são fundamentais para o país cumprir os desafios da descarbonização. “São mais de mil milhões de euros que, juntando às obras já em curso no Porto e em Gaia, vão praticamente duplicar a operação do Metro do Porto”, referiu.
Duarte Cordeiro começou por referir a algumas medidas de incentivo à mobilidade coletiva e amiga do ambiente, como é o caso da redução do preço dos passes e o financiamento de frotas elétricas, nomeadamente os autocarros. O Ministro do Ambiente destacou que o objetivo do governo continuará a ser a transferência do veículo privado para o veículo coletivo, com o objetivo de acelerar a descarbonização e alcançar as metas climáticas até 2050.
Destacando o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, com a construção de novas linhas e a aquisição de novos veículos para a operação, o Presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto disse que “as novas operações significam uma redução potencial de mais de 100 mil toneladas de CO2 por ano”. Tiago Braga referiu ainda que o crescimento da rede permite combater um dos maiores flagelos das cidades nos dias de hoje: o congestionamento automóvel.”
A nova linha de Gondomar prevê a construção de oito novas estações (São Roque, Cartes, Parque Oriental, Valbom Lagoa, Valbom Pinheiro, Hospital Fernando Pessoa, Parque Urbano de Gondomar, Souto), numa linha com 6,9 quilómetros de extensão.